De acordo com a cultura e a crença do Xamanismo, antes que uma pessoa possa curar alguém ou ela mesma passar por algum ritual de cura, ou ainda de outro tipo, ela precisa estar limpa e purificada de todos os sentimentos negativos para que os processos possam acontecer corretamente.

Esta é a única forma de os caminhos espirituais conseguirem atingir seus objetivos e alcançar a elevação necessária para se chegar à paz.

Muitos dos rituais xamânicos utilizam incenso para se concretizar. Individuais ou em grupo, os rituais no Xamanismo devem ser feitos com a alma pura e com bom coração. Para se atingir essa pureza necessária, algumas técnicas podem ser utilizadas e a mais comum delas é o uso de defumação com incenso para trazer harmonia e paz tanto para o ambiente como para as pessoas que farão parte dos ritos. Ao buscar a purificação e utilizar os incensos, os indivíduos passam a contar com o apoio dos bons espíritos.

As pessoas passam por situações desgastantes todos os dias em seus cotidianos. Muitas dessas situações acabam por levar ao desenvolvimento de sentimentos ruins nos corações das pessoas. Sentimentos como raiva, inveja, ciúmes, desdém e outras características ruins podem tomar conta de nossas cabeças mesmo que a gente evite.

A autocrítica e a introspecção são formas de se livrar desses sentimentos. Com a ajuda de incensos de aroma revigorante e de alta qualidade, atingir essa harmonia espiritual e mental se torna muito mais fácil.

Incenso para purificar

A fumaça do incenso serve para purificar e trazer paz aos ambientes e às pessoas através do fogo. A pureza e os espíritos bons se traduzem nas essências das plantas utilizadas para fazer os incensos.

No xamanismo, utiliza-se uma pena para abanar o ar e assim espalhar a fumaça para uma boa defumação. Os espíritos das ervas dos incensos são evocados durante a queima.

Para iniciar os rituais, a pessoa deve se virar de frente para a direção Leste e pedir aos espíritos sobre suas principais dádivas:

Leste, de onde vem luz e energia – peça para que o espírito lhe ilumine;
Norte (Hemisfério Sul) – local onde o Sol é forte – peça para que o espírito lhe fortifique;
Oeste – Onde o Sol se põe – peça transformações
Céu – grande força masculina – peça poder
Terra – grande força feminina – peça nutrição (é possível também reverenciar os três mundos).

Dentre as ervas mais utilizadas nos incensos usados na tradição xamanismo, estão o Cedro, o Copal, o Junípero, a Lavanda, a Mirra, o Olíbano, o Palo Santo, Pétalas de Rosa, Sálvia Branca, Grama Doce, Sagebrush, Sândalo, Sangue de Dragão, Tabaco, Yerba Santa, entre outros.

De acordo com historiadores, os sentidos do homem na antiguidade, principalmente o olfato, eram bem mais agudos, o que pode ter facilitado o descobrimento e o uso de plantas aromáticas a aproximadamente 5 mil anos atrás.

O que se sabe é que os seres humanos têm uma forte e harmônica ligação às plantas, o que faz que elas estejam muito presentes em rituais extremamente tradicionais como os professados no xamanismo.