As religiões de matriz africana em sua grande maioria fazem menção aos Orixás e outras entidades sobrenaturais que circulam pelo meio espiritual. Cada um destes orixás possui o seu axé, uma energia própria de proteção, purificação e amor.

Da mesma forma, algumas plantas aromáticas também carregam a energia dos orixás, segundo a tradição das religiões africanas. Neste artigo iremos falar um pouco mais sobre cada planta utilizada na defumação para cada Orixá. Confira a seguir!

As plantas de cada Orixá

Exú: beladona, arruda, cana, cactos, carqueja, mamona, comigo ninguém pode, pimenta da costa, picão preto, unha de gato, pinhão roxo e urtiga;

Erês: alfazema, hortelã, alecrim, manjericão, sálvia, rosa branca, amoreira e laranjeira.

Iemanjá: anis, alfazema, jasmim, lavanda, lágrima de Nossa Senhora, chapéu de couro, pata de vaca, mastruço e unha de vaca.

Iansã: bambu, alfazema, espada de Iansã, folha de louro, pitangueira, manjericão, romã e dormideira.

Oxalá: algodão, alecrim, boldo, funcho, erva cidreira, girassol, levante, hortelã e malva.

Nanã Buruku: assa peixe, avenca, alfavaca, cipreste, erva cidreira, manacá, pinhão roxo, crisântemo roxo, oriri e quaresmeira.

Ogum: bambu, aleteia, carqueja, espada de São Jorge, agrião, flecha de Ogum, jurupitan, jatobá, pinhão roxo, pata de vaca, vence tudo, losna e abre-caminho.

Oxossi: alfavaca, alecrim do campo, guiné caboclo, jurema, carapiá, eucalipto, samambaia e salgueiro.

Oxum: arnica, erva cidreira, camomila, ipê amarelo, rosa amarela, gengibre e rosa branca.

Xangô: folhas de café, alfavaca roxa, cipó dos mil homens, flamboyant, hortelã, mangueira, nega-mina, manjerona, levante e erva de São João.

Pretos Velhos: guiné, pinhão roxo, manjerona, eucalipto e arruda.

Omolu Obaluaê: babosa, fruta de pomba, alfavaca roxa, mamona, velame, mostarda, gervão e canela de velho.

Obá: bambu, alteia, cambuí amarelo, cravo da Índia, cordão de frade, espirradeira, lírio do brejo, hortelã, manjericão roxo, folhas de louro, maravilha bonina, pinhão roxo e dormideira.

Iroko: cajueiro, noz moscada, jaqueira, colônia e abizeiro.

Logunedé: piperegum verde e amarelo, e ainda todas as ervas de Oxossi e Ogum, pai e mãe de Logunedé.

As plantas têm uma função de acordo com cada Orixá

Cada uma destas plantas possui uma função que está ligada a cada Orixá. Elas podem ser classificadas como calmas, bravas ou fortes.

Para cada defumação o que irá definir quais ervas devem ser utilizadas será a sua intenção.

Para saber seus Orixás e plantas que se relacionam com cada axé, faça uma consulta, fale com o pai ou a mãe de sua tenda.

A Umbanda, o Candomblé e as outras religiões brasileiras de matriz africana que reverenciam Orixás também se relacionam muito intimamente com cada uma destas plantas aromáticas, que dão origem a incensos de aroma inigualável, além de muita proteção, pureza e combate a maus espíritos e influências.