A meditação é um hábito extremamente saudável para seu corpo e alma. Com ela, o corpo consegue relaxar os músculos e repousar, enquanto a mente trabalha a fim de conseguir harmonia, equilíbrio e paz para todo o ser. Neste artigo, falaremos sobre como o Olíbano pode te ajudar a ter uma meditação muito mais proveitosa e profunda.

O 0líbano sagrado

O Olíbano é uma árvore de porte pequeno, típicas de ambientes bastante secos e áridos – como os desertos de onde o vegetal é proveniente. O nome adotado para designar a planta na Europa, “Olíbano”, significa algo como “o leite”, em referência à seiva leitosa que verte do tronco da árvore.

Mas outras referências ainda podem dizer que Olíbano na verdade significa “Óleo do Líbano”, país que era grande exportador desta planta aromática para o continente Europeu.

Na medicina é conhecido por ter algumas características interessantes, como servir de analgésico, anti-inflamatório, tônico, estimulante e rejuvenescedor.

Na aromaterapia que o Olíbano realmente encanta ao público e tem grande procura como ingrediente para incensos e óleos essenciais.

Ele pode ser queimado para defumar seu ambiente em rituais  diversos, mas principalmente para uma potencialização dos efeitos da meditação porque é um ótimo catalisador de concentração, requisitos básicos para uma boa meditação em um ambiente de paz, harmonia e relaxamento.

Suas características medicinais auxiliam a pessoa a se abstrair do mundo material e de seus estresses cotidianos para acalmar a mente, relaxar os músculos e elevar a consciência.

Quando a fumaça do Olíbano tomar conta de seu ambiente, ficará muito mais fácil de meditar, aproveite para reservar uma parte de seu dia para se desligar de suas preocupações e se dirigir ao mundo espiritual de forma sutil e respeitosa.

O aroma desta resina é inconfundível, muito agradável e promove muita calma e relaxamento.

Lembre-se de que, para meditar, você deve primeiramente se sentar em algum local confortável, seja uma banqueta ou até mesmo no chão, com uma postura correta, mas com o corpo completamente relaxado.

Preze pelo silêncio e concentre sua atenção na respiração, não se apegando aos pensamentos.

Além de concentrar-se em sua respiração e nos seus sentimentos, concentre-se também no sagrado aroma do Olíbano para que sua meditação esteja completa, permanecendo nesse estado pelo tempo que julgar necessário e se sentir bem.