Há mais de 1400 anos madeiras flutuantes aromáticas foram descobertas por habitantes locais da pequena ilha japonesa de Awaji. Como os cidadãos da ilhota acharam o aroma da madeira extremamente agradável, decidiram entregá-lo como presente diretamente ao Imperador Suiko.

Com a entrega deste inestimável presente, iniciou-se no Japão uma nova era de apreciação e refinamento de incensos e fragrâncias de altíssima qualidade.

No começo do Século XVIII, Rokubei Moritsune Hata começou a incorporar técnicas de produção de incensos, a qual aprendeu como funcionário do Palácio Imperial de Kyoto. Naquele momento, Hata estava introduzindo um novo universo de aromas para além da realeza do Império Japonês.

Após 12 gerações a família Hata ainda se mantém a frente da criação de uma matriz incrível de fragrâncias. Os incensos Shoyeido são considerados os de maior qualidade, sendo os mais naturais da Terra.

O próprio nome da empresa é formado por palavras em japonês que representam um alto grau de qualidade. “Sho” pode representar tanto a palavra “pinheiro” como também pode significar o mais alto grau de excelência em um produto. A sílaba “ei” é a antiga forma de se pronunciar “prosperidade” em japonês, enquanto “do” significa loja ou empresa.

Shoyeido nos dias de hoje

Atualmente, a Shoyeido oferece onze tipos de incenso para queima diária. Produz ainda três modelos com baixa produção de fumaça e mais dez incensos da mais alta qualidade como os incenso premium. Além da sede e da loja em Kyoto, a empresa tem mais cinco filiais. Três em Tóquio, uma em Sapporo e outra na cidade de Boulder, nos Estados Unidos.

A produção dos incensos da Shoyeido é uma obra de arte. Mestres altamente treinados utilizam segredos com mais de um século de história para aplicar em suas técnicas de produção da fragrância. De maneira artesanal, estes produtores de aromas equilibram, processam e estabelecem o grau de qualidade de cada grama de matéria prima que chega até a fábrica da empresa.

Eles sabem que, até mesmo a menor alteração de qualidade no insumo pode ser fatal para o resultado final do insumo, e é por isso que apenas as melhores matérias primas são utilizadas na produção dos incensos Shoyeido.

Os incensos da Shoyeido se tornaram tão conhecidos que passaram a se popularizar também fora dos templos japoneses, sendo utilizados nas residências, ambientes de trabalho, seja para trazer paz e harmonia ou reduzir stress, ou até mesmo em SPAs e clubes de yoga, para fins de meditação e outras práticas de relaxamento.

A produção dos incensos Shoyeido segue rigorosos padrões de responsabilidade social, com absolutamente nenhum componente de origem animal, tampouco testes de produtos realizados em animais.

A empresa possui o reconhecimento dos governos Japonês e Americano no que diz respeito à sustentabilidade dos recursos utilizados como matéria prima. Únicos no mercado mundial de incensos, a Shoyeido representa o padrão de qualidade para o setor.