Nag Champa é seguramente o incenso mais popular, mais vendido e mais exportado do mundo. Ele é normalmente chamado pelo nome “Nag Champa”, como se fosse sua marca, no entanto, este é o nome de seu princípio ativo e principal ingrediente.

Neste artigo iremos falar sobre a história e as características de um dos incensos mais importantes da história, e mais popular do mundo.

 

O que é Nag Champa?

O Nag Champa é majoritariamente preparado a partir da base da erva sândalo associada a óleos essenciais de muitas outras flores para oferecer seu aroma único, marcante, floral e com toque almiscarado. Dentre os óleos utilizados para compor este incenso famosíssimo, está a árvore de Champac.

Um de seus charmes reside no fato de que ele possui uma receita tradicional, mas cada templo e cada marca ao redor do mundo utilizam suas próprias técnicas para projetá-lo. Sendo assim, o resultado final olfativo pode ser consideravelmente diferente de uma marca para outra, mas a identidade do incenso Nag Champa, o mais vendido do mundo, permanece mantida e preservada, pois as fórmulas secretas de cada templo nunca são reveladas, são mantidas a sete chaves por seus responsáveis.

A Árvore Sagrada

A Árvore Sagrada Champac pode atingir até 30 metros de altura na idade adulta, e é originária das florestas do Nepal. Produzindo flores em formato de estrela, com coloração amarelada. Seu aroma é uma de suas características mais marcantes, possui uma madeira altamente consistente e resistente, utilizada inclusive como matéria prima para esculpir estátuas, imagens e instrumentos sagrados.

A fabricação deste incenso, o mais vendido no mundo, é recheada de segredos e técnicas artesanais que garantem uma inigualável qualidade e a manutenção de uma tradição milenar. São misturadas resinas, flores, ervas e outros materiais a fim de se construir um incenso perfeito para defumações que purificam e trazem harmonia aos ambientes.

É produzida e distribuída por várias marcas. Dentre as principais delas, Satya Sai Baba, Shanthi Malai, Tulasi, Shirdi Sai Baba, entre outras. Além dos incensos a mistura do Nag Champa é utilizado também na fabricação de perfumes, óleos essenciais, produtos para aromatização de ambientes e velas. Há três espécies de flores na Índia que são classificáveis como “Nag Champa”, são flores semelhantes, mas são de espécies diferentes. Seus nomes científicos são: Magnolia champaca, Plumeria rubra, Mesua ferrea.

Usualmente, as embalagens de incenso Nag Champa vem com 15 unidades de 1 grama cada. A duração da queima de cada um dura em média 45 minutos, garantindo uma queima longa, proveitosa e prazerosa para quem quer se deleitar com o aroma inconfundível e único do Nag Champa.