O Alecrim é uma erva que provoca grandes transformações nas vidas das pessoas. Há várias centenas de anos é utilizado pela humanidade com diversos fins, desde tempero para alimentos como para fins medicinais. Neste artigo, falaremos um pouco sobre esta erva ímpar, e também do incenso de ótima qualidade que é produzido a partir dela, um dos mais procurados pelos fãs de incensos e óleos essenciais.

Alecrim: Rosmarinus officinalis

A erva, que possui nome científico Rosmarinus officinalis, é originária das regiões do mediterrâneo, majoritariamente nas faixas que vão de 0 1,5 km de altitude, com maior propensão a ter bom cultivo em terras de origem calcária. Ela tem sido usada pelas sociedades de várias formas: in natura, triturada, seca, em forma de óleo, incenso, chá e flores, sempre com o objetivo de aproveitar todos os benefícios que esta planta extraordinária pode trazer às pessoas.

No mundo dos aficionados por incensos, o Alecrim representa transformação, alegria e vitalidade para ambientes, pessoas e espíritos. É um incenso que tem a propriedade de estimular tanto a criatividade quanto a inteligência. Tem um aroma muito agradável que lembra o cheiro das florestas e, falando em termos de propriedades medicinais, é, sem dúvidas, um dos vegetais com mais benefícios dos quais se tem notícia, pois possui características antioxidantes, anti-inflamatórias, desintoxicantes, dá estímulos à memória, ajuda na prevenção do câncer, combate ao mau hálito, além de aliviar dores de forma geral.

O alecrim é a erva da juventude eterna, da alegria de viver, da amizade e do amor. Também é utilizada para afastar os pesadelos e espantar olho gordo. Pode também ajudar a enfrentar o cansaço, a tristeza e o desânimo. Contribui com a solução dos problemas afetivos enfrentados por casais, e seu uso também é indicado para pessoas que estejam se sentindo desmotivadas ou infelizes com suas vidas.

Seu uso é milenar. Desde os tempos da Antiga Grécia a planta já era utilizada para defumar ambientes, purificar os espaços e afastar os maus espíritos. É uma planta extremamente versátil que consegue se reproduzir de maneira autônoma mesmo em solos pobres, secos e pouco férteis, desabrochando em lindas flores com um aroma inconfundível e magnífico.