A Lavandula angustifolia, ou Alfazema, ou apenas Lavanda, é uma planta aromática muito utilizada no mundo todo devido às suas propriedades medicinais, espirituais e aromáticas bastante versáteis, que podem ser usadas para uma série de fins.

Vamos falar sobre alguns dos usos da Lavanda e das características desta planta, que impressiona graças a suas centenas de utilidades nos mais variados fins. Confira!

Os usos da Lavanda na Aromaterapia

Medicinalmente, a Lavanda pode ter uma série de usos e é boa para combater diversos problemas. Ela age contra o reumatismo, a depressão, problemas de pele, inflamações, espasmos, dores, inchaços, é uma boa planta cicatrizante, tem ações inseticidas e ainda serve como tônico para aromatizar pessoas e ambientes. Combate bronquite, cólicas, TPM, dor do nervo ciático, depressão e outros problemas.

Sua maior propriedade é a de trazer equilíbrio às pessoas nas mais diversas esferas, seja na física, mental ou espiritual. Ela é sem contra indicações e pode ser utilizada até mesmo por pessoas cuja saúde é delicada, crianças, idosos e até mesmo animaizinhos de estimação!

Uma das formas de se utilizar a Lavanda em sua aromaterapia é posicionar um difusor de aromas em sua casa, colocar um pouco de água e despejar uma gota de óleo essencial de lavanda (óleo essencial, e não essenciais ou extratos), para cada metro quadrado do ambiente a ser aromatizado. Pronto! Seu ambiente e as pessoas que o frequentam poderão aproveitar o aroma agradável e marcante da Lavanda e todos os seus benefícios.

Dicas:

Se a sua intenção for ter noites tranquilas para dormir melhor, a Lavanda também pode ajudar muito. Há três técnicas para trazer melhores noites de sono. Uma delas é a já referida técnica do difusor com óleo essencial.

A segunda é utilizar um tecido embebido em óleo essencial de Lavanda na cabeceira de sua cama. Terceira um pequeno travesseiro com folhas e flores de lavanda secas, onde se despeja algumas gotas de óleo essencial. Esta última técnica é a mais indicada para se realizar no quarto de crianças.

Use a Lavanda em seu banho de banheira para aliviar a tensão e combater o stress. A Lavanda pode ajudar a tranquilizar seu corpo após as tensões do cotidiano e do trabalho. Basta adicionar de 10 a 15 gotas de óleo essencial de Lavanda à banheira, junto a uma xícara de sal grosso. Para um escalda-pés, utiliza 4 gotas de óleo essencial de Lavanda e 2 colheres de sopa de sal.

A Lavanda também pode ajudar a combater a bronquite e a sinusite com uma boa inalação. Basta ferver uma panela de água, adicionar 5 gotas de óleo essencial de lavanda e bicarbonato de sódio. Respire o vapor da panela cobrindo sua cabeça com uma toalha, para que o vapor não fique disperso. O aroma é agradável e os resultados são rápidos.