Você certamente já deve ter ouvido falar a respeito da Citronela. Esta planta, cuja forma lembra o capim-limão, possui um aroma bastante característico e é muito utilizada para a produção de incensos.

Vamos falar um pouco mais sobre este vegetal e dos maravilhosos incensos que podem ser feitos a partir de seu óleo essencial.

A Citronela possui como nome científico Cymbopogon nardus. É uma planta que surgiu originalmente nas regiões do Sri Lanka, Índia, Indonésia e outras regiões da Ásia. Porém ela pode conduzir seu ciclo de vida em qualquer região que tenha clima tropical, subtropical, oceânico ou equatorial. Portanto, é bastante comum e pode ser plantada em boa parte das regiões do Brasil.

A Citronela passou a se tornar mais conhecida no ocidente a menos de um século atrás, mas suas características repelentes a insetos e seu aroma, ao mesmo tempo sutil e marcante, acabaram por conquistar o gosto popular, principalmente pelo seu fácil cultivo.

Usos da Citronela

Sem dúvida alguma, o maior uso da Citronela em nossa cultura está na composição de repelentes e inseticidas caseiros para espantar mosquitos, moscas e outros insetos. Essa característica se dá em função de seu aroma que os pequenos insetos detestam e caem fora! Mas você descobrirá que o óleo essencial à base de Citronela também pode ter outros grandes usos, dentre eles, a fabricação de um incenso natural e artesanal de aroma excelente, muito agradável, pensado para trazer vitalidade e alegria aos ambientes.

Podemos dizer que o incenso de Citronela é um ótimo revitalizante. A mistura do aroma cítrico do limão com um cheiro doce torna essa planta única e bastante procurada. Antes mesmo de comentar sobre o incenso de Citronela, vamos falar sobre o método de sua fabricação e da extração do óleo essencial que dá aroma e forma ao incenso produzido artesanalmente.

Método de Extração

Para se extrair adequadamente o óleo essencial da Citronela, é necessário direcionar vapor de água às folhas da planta, as quais acabam expelindo o óleo em uma mistura com o vapor. Depois disso, se capta o vapor homogêneo da mistura que volta a se liquefazer e separa o óleo da água, pois são substâncias insolúveis. Após esta diferenciação, obtemos o puro óleo essencial da Citronela para produzir incensos.

O incenso

Em seu tamanho médio, o revitalizante e estimulante incenso de Citronela possui duração aproximada de queimação de meia hora. Além de óleo essencial da planta, o incenso também é composto por resina de olíbano, álcool à base de cereal, resina de breu branco, carvão vegetal, tudo fabricado com métodos artesanais que garantem a melhor qualidade e os melhores aromas para a sua casa ou ambiente de trabalho.