Diversas plantas aromáticas são utilizadas desde os tempos mais remotos, antes mesmo de o homem conseguir dominar o fogo, para a confecção de incensos que promovem os mais diversos benefícios, como o alívio do estresse, o combate às más energias, a purificação do ar e maior equilíbrio para a vida pessoal e financeira. Entre as plantas que podem ser utilizadas como incenso, entre outras, estão o alecrim, a lavanda, a arruda, jasmim e a sálvia branca.

Você já conhece as propriedades terapêuticas dessas plantas aromáticas? Confira neste artigo todas as dicas e informações que temos para você sobre esse tema! Veja abaixo:

Propriedades terapêuticas de 5 plantas aromáticas utilizadas como incenso

1 – Alecrim

Os incensos de alecrim dispõem de propriedades terapêuticas que auxiliam no afastamento de pensamentos negativos e dos maus espíritos, bem como auxilia a abrir a mente e ter clareza nos pensamentos, além de promover a purificação do ambiente para que se possa atrair coisas boas e energias positivas. Na Grécia Antiga, o Rosmarinus Officinalis, que é o nome científico do alecrim, também era queimado para proporcionar benefícios como desinfetar o ambiente e afastar os espíritos malignos.

2 – Lavanda

Indicado para promover o equilíbrio dentro do ambiente no qual é acendido e diminuir os problemas de ansiedade, o incenso de lavanda é um dos mais populares e mais utilizados no Brasil. Com propriedades terapêuticas calmantes e relaxantes, que auxiliam no combate ao estresse, a planta aromática também proporciona outras vantagens, como o bom sono, além de atrair boas energias. Por fim, outra dica quanto ao incenso de lavanda é para que seja utilizado em ambientes com crianças.

3 – Arruda

Ideal para ajudar o indivíduo a obter mais confiança em si mesmo, a ter proteção espiritual e eliminar quaisquer energias negativas que possam estar presentes no ambiente, o incenso de arruda, assim como o de lavanda, está entre os mais conhecidos e utilizados pelos brasileiros. Entre as características terapêuticas da planta aromática, estão as propriedades analgésicas, calmante, antiasmática, anti-inflamatória, inseticida, contra problemas cardíacos, dores de cabeça e enxaquecas.

4 – Jasmim

Entre os benefícios do incenso de jasmim, estão a purificação do ar do ambiente, a melhora em relação ao sucesso na vida pessoal e profissional e o aumento da força física, entre outros. A planta aromática também dispõe de propriedades terapêuticas que auxiliam a relaxar e conter os nervos, antidepressivas, anti-inflamatórias, para o controle de hormônios femininos, além de propriedades que ajudam a aliviar as cãibras e espasmos musculares.

5 – Sálvia branca

Os incensos à base de sálvia branca eram utilizados, principalmente, pelos índios norte americanos que acreditavam que a fumaça oferecia benefícios espirituais e medicinais. Entre os benefícios promovidos pela planta aromática, estão a limpeza do ar da casa, purificação do corpo, dos ambientes e dos objetos pessoais. Além disso, acredita-se que a sálvia branca, que nasce nas montanhas da Califórnia, é eficiente para promover a cura e afastar os mais diversos males que provocam doenças.