Os incensos, que podem ser encontrados em diversas fragrâncias e aromas como canela, lavanda, alecrim e cânfora, entre diversas outras, oferecem vários benefícios aos ambientes nos quais são colocados.

Utilizados desde os tempos mais antigos e citados, inclusive, em diversas passagens bíblicas, os incensos estão diretamente ligados com a purificação do ar e a eliminação das energias ruins, além de servirem para aromatizar o ambiente.

Você já conhece os principais benefícios do incenso? Confira neste artigo todas as dicas e informações que temos para você! Veja abaixo:

4 benefícios de utilizar incensos

1 – Limpeza energética do ambiente

Com os incensos, é possível realizar a limpeza das energias ruins que circulam pelo ambiente. Diz-se que antes de acendê-los, o indivíduo deve realizar uma oração e mentalizar os desejos que pretende alcançar. Além disso, os incensos são eficientes para atrair bons fluídos e boas energias, ideais para promover a prosperidade e harmonia, entre outros benefícios. A dica é para que quem for acender o incenso utilize fósforos, que significa o respeito ao relacionamento com as forças divinas, celestiais ou espirituais. Sobretudo, os incensos representam o que chamamos de “sopro divino”.

2 – Auxilia nos momentos de meditação

Outro benefício bastante conhecido dos incensos é o auxílio em relação à meditação. Para esta finalidade, os mais indicados são os incensos de aromas como acácia, alfazema, lírio, mirra, flor de lótus e sândalo, entre outros. O ideal é que o indivíduo acenda o incenso antes de realizar o seu momento de meditação, já que o olíbano (goma resina aromática) purifica o ar, acalma o ambiente e oferece paz para que se consiga atingir o equilíbrio desejado. A meditação, por sua vez, ajuda a realizar escolhas melhores e acalmar as mentes inquietas.

3 – Relaxamento corporal

A fumaça aromática ajuda o indivíduo a obter o relaxamento corporal porque auxilia a criar o ambiente adequado para desestressar. Para este fim, é indicado que se utilize os incensos de alecrim, água fresca, bergamota e capim-limão que ajudam na purificação do corpo. Para obter melhores resultados, é indicado que também se acenda uma vela com luz baixa e utilize óleos, que ajudam os músculos a relaxar. O incenso de bálsamo, por sua vez, também pode ser utilizado para essa finalidade, já que ajuda na libertação das emoções contidas, que, muitas vezes, estão relacionadas ao estresse.

4 – Alivia o stress

Por fim, outro grande benefício da utilização dos incensos se refere ao alívio do stress, já que há milhares de anos que o olíbano é utilizado para ajudar a manter o bom humor, afastar as energias ruins e promover a harmonia dentro de casa ou do trabalho, entre outras vantagens. Para essa finalidade, os incensos mais indicados são os de aromatização com almíscar, alfazema, artemísia, acácia e camomila. Procure acender o incenso de sua preferência nos momentos em que você pode estar sozinho, em um ambiente calmo e realize a meditação para pensar nos problemas que você quer resolver.